Tendências em Alimentos e Bebidas da LATAM 2024: Descomplicando o Caminho para o Consumidor

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Nesta semana a nossa Fadinha assistiu um webinar da Mintel, pesquisadora global renomada, cujo trouxe uma discussão positiva sobre as tendências de comunicação e branding no setor de alimentos e bebidas para a América Latina e é claro que ela passou pra gente um conteúdo rico com orientações para você aplicar nas suas estratégias, pois por aqui, já atualizamos a nossa Gestão Descomplica, que envolve Relações Públicas com branding e conteúdos integrados.

Em um cenário em que os consumidores buscam transparência, saúde e praticidade, as marcas de alimentos e bebidas na América Latina têm o desafio de se adaptar a essas tendências. Com uma abordagem centrada no consumidor, aliada a comunicações autênticas e estratégias inovadoras, as empresas podem conquistar a confiança do público e se destacar no competitivo mercado de 2024.

É super importante que as marcas adotem uma comunicação clara para auxiliar os consumidores na tomada de decisões informadas sobre alimentos e bebidas processados. A crescente demanda por uma análise detalhada de ingredientes, nutrição e métodos de produção reflete a busca por uma vida mais saudável e consciente. Já publicamos aqui no blog um artigo da Giselli Oliva, a sócia que parla, sobre regulatórios e você pode ler clicando aqui.

Geração X e Temas Relevantes: A Geração X, compreendendo indivíduos de 42 a 58 anos, está direcionando sua atenção para temas como envelhecimento saudável. As marcas estão cada vez mais conscientizando sobre questões relacionadas à menopausa, alimentação, doenças, autocuidado e exercícios físicos. Contudo, é crucial reconhecer a disparidade entre a percepção de boa saúde (79% dos brasileiros) e os desafios reais, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Abordar temas como saúde do coração e níveis saudáveis de açúcar no sangue é fundamental, especialmente diante das preocupações relacionadas ao envelhecimento. Marcas podem explorar a comunicação sobre ossos, suplementos vitamínicos, ervas e outros elementos que contribuam para um estilo de vida saudável.

Inteligência Artificial e Aplicativos de Apoio: A busca por aplicativos de apoio para receitas e planejamento de refeições está em ascensão. A inteligência artificial pode ser uma aliada valiosa para esse público, considerando que quase metade dos brasileiros gasta mais de 2 horas por semana cozinhando em casa e 43% fazem planejamento semanal.

Sustentabilidade sem Custos Adicionais: Os consumidores expressam cansaço em pagar mais por produtos sustentáveis, especialmente em relação a embalagens ecológicas. Marcas devem incorporar a conscientização ambiental em seus processos, diluindo o custo das embalagens ou implementando campanhas de devolução com descontos ou trocas, seguindo o exemplo de algumas marcas pioneiras. De nada adianta promover uma alimentação saudável, mas que poucos tenham acesso pelo valor de aquisição.

Marcas que promoverem de forma clara, participando seus consumidores através de COMUNIDADES engajadas e se preocupando de verdade com a saúde e estilo de vida, ganharão mais espaço nesse ano. O que você achou desse tema? Vem para a ABC descomplicar sua comunicação, criar relevância e aumentar a reputação da sua marca!

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